Apresentação


A Casa de Dentro é uma casa senhorial do século XVII e com brasão de armas de 1775, que foi pertença do Capitão-Mor de Ruivães, situada no lugar da Vila, freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, no vale formado pelas serras da Cabreira e do Gerês.

No ano de 1994 foi afecta ao Turismo de Habitação recebendo desde então hóspedes em regime de alojamento e pequeno-almoço, dispondo para o efeito de 5 quartos (convertidos em T3, T2 e T1), todos com casa de banho privativa e aquecimento central. Dispõe ainda de uma ampla sala comum com uma pequena cozinha onde podem ser confeccionadas refeições, um salão de jogos com bilhar e, um salão de festas e conferências junto da piscina com uma vista magnífica para as serras do Gerês e da Cabreira.

Devido à sua localização, a Casa de Dentro está a apenas a 3 km do Parque Nacional da Peneda-Gerês e também a pouca distância das diversas albufeiras situadas nos rios Cavado e Rabagão, ideal como ponto de partida para a prática dos mais variadíssimos desportos ao ar livre (pedestrianismo, BTT, canyoning, canoagem, hipismo, etc.).

Na localidade pode visitar o Pelourinho de Ruivães (Ruivães foi sede de concelho até 1853); o cemitério Romano de S. Cristóvão; vestígios da via Romana XVII que ligava Bracara Augusta a Astorga; a Ponte Velha e a Ponte do Saltadouro sobre o rio Saltadouro (afluente do Cávado), pontes de passagem da II Invasão Francesa no ano 1809; a Ponte da Misarela, conhecida pelas suas lendas, o rio Saltadouro com as suas piscinas naturais e, a zona de lazer da Serradela.

A partir de Ruivães pode ainda visitar a Vila Termal do Gerês, o Santuário do S. Bento da Porta Aberta, os vestígios da aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas parte submersa na barragem com o mesmo nome, o complexo das Minas da Borralha, aldeias recônditas do concelho de Montalegre e de todo o barroso, o castelo de Montalegre, o Mosteiro de Pitões das Júnias, etc.

Na gastronomia local pode encontrar o Cozido à Portuguesa, a Vitela Assada e as Trutas do rio. Nos pequenos-almoços servidos na Casa de Dentro não falta a doçaria caseira e a Bola de Carne.

Pensamos que serão estes alguns dos bons motivos para uma estada na Casa de Dentro, sozinho ou em grupo. Venha conhecer-nos.

Mensagens populares deste blogue

«Uma Vieira no Minho»